Olá, meninas! E já cá faltava o "Diz Que Sim" uma vez que no outro dia fiz o "Diz Que Não". O post de hoje é uma espécie de chamada de atenção. Vou falar-vos das vantagens de usar transportes públicos e vão dizer-me que também tem desvantagens. Claro que tem. Mas não é com vinagre que se apanham moscas. Por isso só vou dizer as coisas boas. Digamos que há pequenos sacrifícios que temos que fazer por nós e pelo nosso planeta. E acho que ninguém pode discordar disto. Ora…
As Vantagens Básicas São: Económico; conveniente e amigo do ambiente.
1. Económico: Muitas pessoas estão a tentar economizar. Podem começar por deixar o seu adorado “popó” em casa e começar a comprar passe. Poupa em combustível e por conseguinte na carteira. Se comparares o custo do estacionamento, gasolina e auto-manutenção com o custo do passe de autocarro ou de comboio, verás que pagar um passe mensal sai muito mais barato. Além disso ainda vais economizar noutros extras como os pagamentos de portagens, seguro e reparos.
2. Conveniente: A maioria dos comboios e autocarros executam uma viagem em tempo previamente calculado, o que faz com que possas calcular o tempo de chegada à tua paragem de acordo com os teus interesses sem correres o risco de o perderes. Existem ainda, vários horários o que te dá uma maior disponibilidade. Já não tens de perder tempo a estacionar nem nas filas de trânsito, uma vez que existe uma via só para os autocarros e uma linha só para os transportes férreos. Há sempre aquelas viagens de autocarro, metro ou comboio que demoram um pouco mais, nesse caso agarra numa revista ou num livro e põe a leitura em dia. Também podes ouvir música, mas certifica-te que não está a incomodar o vizinho do lado (acho essa atitude de meter o mp4/ipod/telemóvel aos altos berros extremamente infantil e foleira)
3. AmigoDoAmbiente: Pensa na quantidade de camiões e carros que vês com apenas uma ou duas pessoas quando deitam para a atmosfera enormes quantidades de gases. Chamo a isto: poluição individual. É completamente desnecessário que se polua tanto o ambiente quando o intuito dessa viagem (tão prejudicial para o meio ambiente) é transportar apenas uma pessoa. Já chega o facto de não haver nada a fazer em relação aos camionistas que têm de transportar o conteúdo dos seus camiões para o seu destino, não precisamos de ter pessoas cujo seu único intuito é ir para o trabalho também a poluir a atmosfera. Ainda por cima, hoje em dia, muitos dos transportes públicos já tem um filtro que reduz os gases ou um sistema inovador amigo do ambiente como os que funcionam a electricidade, por exemplo.
Os Problemas Que Dizem Existir:
1. Filhos: Dizem que é mais prático tomar conta deles quando estão sentados no banco de trás. RESPOSTA: Muitos acham mais fácil cuidar de crianças, enquanto sentados num comboio ou num autocarro do que estar constantemente a tentar manter um olho sobre o que está a acontecer no banco de trás enquanto tentam conduzir. Além disso, vão estar tão contentes a olhar para a janela ou por estarem num sítio ao qual estão habituados que não vão estar com cabeça para chatear.
2. Status: Dizem que andar de autocarro (ou outro transporte público) é para os pobres. RESPOSTA: Não se armem em snobs. Só existem boas razões para andar num transporte público e só quem é cego é que não as vê. Deixem os preconceitos de lado e admitam que de facto, esta é a melhor solução para se deslocarem.
Espero ter conseguido fazer com que pensem duas vezes antes de agarrar nas chaves do carro ou de pedirem aos vossos pais que vos levem a algum lado. Se tiverem mesmo de ir para algum lado de carro, certifiquem-se que vão com os lugares do carro todos cheios para aproveitar tudo o melhor possivel.
___________________________
Post Automático
___________________________
Amanhã: Rubrica "Des Insomnies"
XOXO
Sara Janssens, prazer.
Se quiserem descobrir mais sobre mim acompanhem o blog [aqui] e o seu canal de youtube [aqui]