blog

Quer divulgar a sua marca neste blog?
modas.marketing@hotmail.com

Queres fazer pedidos e dar sugestões?
modasedesmodas@hotmail.com
Sábado, 23 de Julho de 2011
Rubrica: Dorme Bem

Olá, meninas! Hoje nesta rubrica vou falar-vos dos rituais que tenho antes de dormir. Vamos ver se temos parecenças. Este artigo também serve para mostrar o que se pode fazer para conseguir dormir melhor e adormecer mais depressa. Acontece que eu sou daquelas pessoas que tem muita dificuldade em adormecer. Cheguei mesmo a ter de tomar comprimidos para dormir, mas a minha mãe tinha medo que eu começasse a depender deles para adormecer, então tivemos que investigar, visitar vários médicos e hoje posso dizer que consigo dormir bastante bem. Fora algumas noites, mas de certeza que todos têm noites mais complicadas.

  

Os meus rituais:

1.       Janto algo ligeiro – Se comer algo demasiado consistente fico maldisposta, tendo por vezes de atrasar a minha hora de ir para a cama, o que também faz mal.

2.       Preparar as coisas para o dia seguinte – Não quero estar preocupada com aquilo que tenho de fazer no dia seguinte assim que saltar da cama, por isso, preparo tudo no dia anterior para poder acordar com calma no dia a seguir.

3.       Abstraio-me do trabalho/estudo/afazeres – Para continuar os meus rituais tenho de ter a cabeça limpa de negatividade e pensar apenas em coisas que não me vão deixar nervosa, ansiosa ou em pânico.

4.       Arrumo o quarto – Não consigo adormecer enquanto não estiver tudo arrumadinho, se tiver o quarto desarrumado fico a pensar em como me sinto claustrofóbica e em como vou ter tanto trabalho a limpar as várias camadas de desarrumação.

5.       Leio um livro – Para me abstrair de tudo o resto, costumo ler um livro, mas não percam muito tempo a lê-lo. Se se envolverem demasiado com a história vão querer ficar o resto da noite a lê-lo. A minha sugestão: um ou dois capítulos por noite.

6.       Passo aos cremes e lavo os dentes – Lavo a cara e trato de cada bocadinho da minha pele. Se quiserem saber o que uso dêem uma vista de olhos a este artigo: http://modasedesmodas.blogs.sapo.pt/14869.html.

7.       Bebo um copo de água – Vou dizer que é para não sentir sede durante a noite, que é algo que me acontece muito, mas pode ser só pancada. Para acalmar, se estiver nervosa, beber um chá também pode ser muito eficaz.

8.       Apago as luzes – A luz aumenta a actividade cerebral, é má ideia deixar a luz ligada. Além disso a conta da luz também vai reduzir.

9.       Abstraio-me de qualquer tipo de pensamento – Se ficares a pensar em como seria a tua vida se isto ou se aquilo, ou começares a pensar noutra coisa qualquer vais perder o momento em que tens sono e ficar a pensar nisso a noite toda, não convém.

10.   Confirmo se os lençóis estão bem – Muito importante, é não teres demasiado calor ou demasiado frio ou mesmo sentires que tens demasiado peso em cima, regula à tua vontade.

 

 

Rituais que podes ter para te acalmares:

1.       Regula o teu sono – Uma excelente ideia, é habituares o teu corpo a deitar-se a horas X e a acordar a horas Y, depois de algumas tentativas forçadas, acaba por funcionar naturalmente.

2.       Vai para a cama quando tens sono – Não há necessidade de esforçares o teu corpo nesta situação. Aproveita que te estás a sentir mais cansada e corre para a cama. Adormecerás num instante e no dia a seguir vais sentir-te lindamente.

3.       Prepara o ambiente – Quando estiveres a tratar de ti na casa de banho, apaga as luzes e acende umas velas aromatizantes, até podes pôr música ambiente. O teu corpo vai deixar-se levar e ficar embalado.

4.       Toma um banho – Está cientificamente provado que quando saímos do banho ficamos mais molinhos. Toma um banho antes de pores os teus cremes e vais ver como funciona.

5.       Afasta as tecnologias – Computadores, televisões, telemóveis, são coisas a afastar. Para além de te distraírem, as imagens e os sons activam o teu cérebro e põe-no a funcionar a 180km/h, acabas por perder o sono ou a ficar tão entusiasmada que não consegues adormecer.

6.       Abstrai-te da negatividade – Evita discussões, confusões, trabalho ou estudo antes de adormeceres. Para além de ser mais difícil conseguires adormecer, se o conseguires acabarás a ter pesadelos ou a dormir muito mal, com um sono leve que te fará acordar por qualquer coisinha porque o teu subconsciente estará a pensar nos problemas.

7.       Mantém-te confortável – Escolhe uma roupa que não te aperte, que não te chateie e se preferires podes mesmo dormir só em roupa interior ou mesmo nua. Estarás na privacidade do teu quarto por isso não tenhas medo de tentar tudo para conseguir dormir bem.

8.       Chô, cafeína! – Afasta-te dos cafés ou produtos alimentares que levem café. A cafeína não te vai deixar adormecer. Se fizeres muita questão de beber café (como eu, que sou viciada) fá-lo algumas horas antes da hora de deitar.

9.       Acorda cedo – Já o outro dizia “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”. Se acordares cedo, vais ter mais energia para gastar do que se acordares tarde. Aproveita o teu dia ao máximo e à noite vais adormecer facilmente.

10.   Faz exercício e aproveita o ar livre – Como é obvio, ao praticares exercício estás a levar o teu corpo ao limite. Para além de te sentires mais saudável, também te vais sentir estafada e a morrer de vontade de ir para a cama. O simples facto de fazer actividades ao ar livre, por mais que não seja passear, também te faz ficar relaxada, e por essa razão adormecer mais depressa.

 

Espero que vos tenha ajudado.

XOXO


tags:

publicado por Sara às 09:00
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



blog blog blog


Sara Janssens, prazer.



Se quiserem descobrir mais sobre mim acompanhem o blog [aqui] e o seu canal de youtube [aqui]

segue-me contacto rubricas passatempos
.pesquisar
 
.Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


.arquivos

. Julho 2013

. Fevereiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011