Cada vez a civilização tem menos tempo. Isto levou-nos a mudar hábitos antigos - dormimos menos, descansamos menos, trabalhamos mais e para compensar - bebemos café para ver se acordamos. Mas não é esta a única razão que nos levou a desenvolver o hábito de beber café. Também bebemos café por uma questão social: "E se fossemos tomar um café e pôr a conversa em dia?" Ou por mera questão de mania como "Depois de almoço bebo sempre um café para terminar a refeição." O facto de muitos restaurantes terem inserido o café no seu menu também não veio ajudar a situação.
Pessoalmente, tenho o hábito de beber vários cafés ao longo do dia. Mas como tenho problemas cardiacos (arritmia cardiaca - palpitações inesperadas) o meu médico desaconselhou-me totalmente a fazer isso. Acabou por pôr fim à minha ignorância e decidi partilhar com vocês. Eis cinco razões pelas quais não devemos beber café:
1. É viciante
A cafeína é uma droga e o corpo habitua-se a ela muito rapidamente. E todos sabem que ficar viciado em coisas não pode ser bom sinal! Normalmente, uma pessoa que ingira à volta de cinco cafés diariamente começa a ficar viciada. Quando, de repente, deixa de beber café o corpo começa a sofrer sintomas de abstinência. São eles: dores de cabeça, pouca paciência e falta de concentração. Por norma não duram muito tempo, mas como raramente a pessoa associa este tipo de sintomas à falta de café, a probabilidade destes sintomas durarem pouco tempo deve-se ao facto de que a pessoa tomou outro café.
2. Perturba o ciclo do sono
Quando o uso de café (ou melhor, da cafeína) é levado ao extremo pode resultar em graves distúrbios do sono. Muitas vezes são classificados como transtornos psiquiátricos.
3. Aumenta o colesterol
Isto não é muito usual, mas quando o café é feito usando uma cafeteira (daquelas antigas de pôr em cima do fogão), o café contém óleos que aumentam os níveis de colesterol (o que é o mau). Este método de fazer o café é muito popular para os amantes do café porque dá uma sensação de autenticidade. Mas também é muito usado pelas pessoas que não bebem café, pois é uma forma barata de fazer café para poucas pessoas.
A cafeína pode tanto tratar dores de cabeça como causa-las. Se costumas consumir bastante cafeína por dia estás propenso a efeitos de abstinência, como já referi, quando há uma redução da quantidade. Um dos efeitos da abstinência é uma dor de cabeça. O café é, geralmente, a principal fonte de ingestão de cafeína, mas há muitas outras fontes: como chá, chocolate, refrigerantes e um monte de remédios para aliviar a dor. Quando bebemos café, comemos chocolates, bebemos refrigerantes e por aí a fora - estamos a ingerir quantidades enormes de cafeína e isso pode levar a um fenómeno chamado dores de cabeça de ricochete.
5. Causa arritmia cardiaca
Se acaba com o sono é porque dá mais energia. Se dá mais energia, acelera os batimentos cardiacos. Se consumirmos poucas quantidades de café, a alteração dos batimentos cardiacos é quase invisivel. No entanto, se têm o hábito de beber cinco ou mais chávenas de café diariamente já devem ter reparado que, de vez em quando, o vosso coração dispara por breves segundos e depois volta ao normal. Essas palpitações são excesso de adernalina causado pela energia "artificial" que a cafeína nos transmite.
Conclusão, tudo isto pode ser evitado desde que não se ingiram quantidades industriais de café. O ideal é beber um café por dia porque, tal como o seu consumo em excesso trás maleficios, o seu consumo ocasional trás vantagens. Se gostarem realmente de café como eu - podem beber até três cafés por dia. É uma quantidade razoável, mas não mais do que isso. Espero que tenham gostado do artigo!
XOXO
Oh, obrigada! Tu também não podes falar muito, és tãoo fofinha *.* Tens uma cara linda!
Eu adoro beber café, mas em cá em casa temos o cuidado de não fazer café tão intenso. E sinceramente, a mim o café não me faz efeito :P Eu à noite deito-me ás mesmas horas de sempre, a única diferença é que ao longo do dia tenho vontade e energia para fazer as coisas :D
De
Sara a 18 de Julho de 2012 às 14:00
Eu também só sinto o "sintoma cardiaco" de resto nem por isso. Mas já que levei com a palestra do meu médico achei que devia aproveitar isso para qualquer coisa xD E, contrariamente à tua casa, aqui abusam mesmo no café - é sempre a opção mais forte da máquina (x
De
Rita a 18 de Julho de 2012 às 11:38
Bom post :) Eu adoro o cheiro e o sabor do café, mas raramente o bebo... Tento mesmo evitar ao máximo. E já agora os teus dois últimos posts completam-se num ponto: o café (assim como o chá) pigmenta os dentes tornando-os mais escuros!
Beijinho
De
Sara a 18 de Julho de 2012 às 13:56
É verdade! Mas se lavar os dentinhos regularmente o amarelado sai (:
De
maary a 18 de Julho de 2012 às 12:12
bom post, muito interessante ;)
De
Sara a 18 de Julho de 2012 às 13:56
Obrigada :D
De
Inês a 18 de Julho de 2012 às 12:12
Eu detesto café! Já experimentei beber um porque este ano tive problemas de concentração e numa manhã antes de um teste de química bebi café...é horrível e não deixa as pessoas mais concentradas, deixa as pessoas mais nervosas (aprendi isso da pior maneira) :/
De
Sara a 18 de Julho de 2012 às 13:54
Eu adoro o meu querido café. Não imagino um dia sem ele. Mas se vês que não é adequado à tua pessoa, o melhor é mesmo não beberes (:
De filipa a 18 de Julho de 2012 às 12:22
Olá sara, conheces alguém que faça a depilação nos braços? lol pergunta estúpida, eu sei. Mas eu todos os anos tenho de arranjar um novo complexo...
De
Sara a 18 de Julho de 2012 às 13:53
Conheço. Uma amiga minha faz, mas nem sei muito sobre isso. E gasta porradões de dinheiro! Se não gostas dos pêlos dos braços porquê que não experimentas descolorar? Também conheço quem faça. Fica mais económico, é menos doloroso e podes parar no inverno. Enquanto que a depilação, se começas já não há volta a dar!
De
Rita a 18 de Julho de 2012 às 12:40
Eu não gosto de café :D yeh!
De
Sara a 18 de Julho de 2012 às 13:51
Não sei como xD
De
B. a 18 de Julho de 2012 às 12:40
Adoro café, é mesmo um vicio, não ha nada a fazer...
Beijinhos
http://fashiionable-diiary.blogspot.pt/
De
Sara a 18 de Julho de 2012 às 13:50
Eu percebo, mas acho que encontrei um equilibrio (x
De
Inês a 18 de Julho de 2012 às 13:57
Pois é...mas nunca me aconteceu x)
Não gosto nem bebo café, mas já me têm dito que vou precisar dele para a universidade e lá me vou ter de habituar...
De
Sara a 20 de Julho de 2012 às 23:42
Por acaso o meu consumo aumentou na faculdade (x
De Meio Palmo a 18 de Julho de 2012 às 17:04
Eu não dispenso 2 por dia...
Comentar post