blog

Quer divulgar a sua marca neste blog?
modas.marketing@hotmail.com

Queres fazer pedidos e dar sugestões?
modasedesmodas@hotmail.com
Terça-feira, 26 de Julho de 2011
Rubrica: Rapunzel - We ♥ Hair , My Sweet, Sweet Hair...

Olá, meninas! Hoje decidi fazer uma rubrica dedicada aos nossos queridos cabelos. A ideia deste artigo é que quando o acabarem de ler se sintam uma Wikipedia sobre cabelos. Como o cabelo é um assunto que todas prezam bastante, achei que devia fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto. E depois do muito pesquisar e de seleccionar os tópicos de que queria falar fiz uma pequena análise sobre cada assunto. Espero que consiga responder a todas as vossas perguntas.

 

1.       Cabelos Secos

Cabelos saudáveis e sedosos é algo que todas nós gostaríamos de ter, mas no nosso mundo, em que tudo anda muito depressa, o cabelo seco acaba por ser o prato do dia da maioria das cabecinhas. Não só é barato tratar do cabelo seco, como também não tens sequer de ir a um cabeleireiro. Todos os produtos para reparar o cabelo seco ou danificado podem ser encontrados nas lojas locais e em desconto nos supermercados. Além disso, podes sempre fazer tu os teus próprios cremes capilares caseiros. O primeiro passo para tratar do cabelo seco, é preocupares-te um pouco contigo. Um bom corte de cabelo pode remover as pontas espigadas e danificadas. Lava o cabelo entre duas a três vezes por semana (nunca mais que isso) com um champô adequado e um bom condicionador. Para aprofundar o tratamento podes mesmo usar uma máscara capilar.

Truque: Envolve o teu cabelo no condicionador e deixa-o repousar durante 30 minutos. Depois lava-o bem. Verás imediatamente a diferença.

 

2.       Cabelos Brilhantes

O teu cabelo é uma parte importante da tua aparência. Se o teu cabelo não estiver no seu melhor podes mesmo ficar com a tua aparência arruinada. Os cabelos brilhantes realçam a beleza de uma pessoa. Para conseguires o teu cabelo brilhante:

Cabelo fino: procura um champô com proteínas do trigo e polímeros. Estes ingredientes dão revestimento ao eixo do cabelo fazendo com que pareçam mais grossos. Usa spray para criar volume. Como são leves não vais ficar com um aspecto pesado e artificial.

Cabelo Normal: procura um champô que contenha aminoácidos da seda, estes suavizam e reparam a estrutura do cabelo. O componente “lecitina” restaura a textura do cabelo. Para adicionar algum brilho podes usar géis e cremes. Primeiro aplica o produto na palma da mão; esfrega as mãos e passa delicadamente no teu cabelo.

Cabelo espesso e grosso: Usa máscaras que não só vão dar brilho ao teu cabelo como também o vão deixar bem hidratado.

Truques:

- Usa condicionador e máscara (os dois) nem que seja só semanalmente

- Não uses uma grande quantidade de produtos fixadores como a laca (p.ex.) porque estragam o cabelo

- Máscara capilar caseira: 8 morangos e uma colher de sopa de maionese, massaja o cor cabeludo enquanto estiver húmido, cobre-o com uma toca de banho e a esta cobre-a com uma toalha quente. Em seguida lava bem com champô e usa o condicionador. O teu cabelo vai ficar muito brilhante (testado)

- Se és loira, lava o cabelo com sumo de limão misturado com água morna, se és morena ou ruiva adiciona algumas colheres de vinagre de maçã à água morna (não testado, vou fazer isso hoje, depois informo-vos)

- Outra máscara caseira é pores uma colher de chá de mel numa caneca de água morna. Põe-na depois do banho, mas não voltes a lavar o cabelo. Deixa secar naturalmente.

 

 

3.       Cabelos Volumosos

Estás farta daquele cabelo que se cola à cara e te faz parecer mole e sem graça? Vamos tratar disso.

Lavagem: Usa condicionador e champô para volume (mesmo se tiveres cabelo liso e sem forma) aplica o condicionador apenas nas pontas.

Impulso: Escova as raízes para cima para lhes dares um impulso para que não vão para baixo. Se tens o cabelo fino usa um spray ou um tónico para dar volume e seca com secador.

Secagem: Para conseguires mais volume, levanta várias secções do cabelo, uma a uma, e direcciona o ar quente ao couro cabeludo. Secando as raízes em posição vertical estas acabam por não ir a baixo.

Cabeça para baixo: Não o faças! Muita gente acha que esta é a forma certa de secar o cabelo para ganhar volume, mas não é. Vai fazer com que pareça que foste electrocutada e não com que tenhas um look glamoroso.

Névoa, não nuvem: Para fixar o penteado usa um pouco de laca ou um spray fixador mais leve, mas lembra-te de não abusar. Se puseres demasiado, para além de estragares o cabelo, este também vai ficar com um aspecto pouco natural o que acaba por se tornar feio.

Exagera:  Se o teu cabelo é encaracolado ou ondulado, tenta dar corpo as tuas raízes, para não ficarem sloppy. Se tens o cabelo liso e queres dar alguma forma ao cabelo, usa o ferro de caracóis ou rolos a partir da parte média para baixo, mas nunca na raiz pois esta é chave para que mantenhas o volume.

 

 

4.          Cabelos & Tintas Permanentes

Não é preciso muita ciência para saber escolher um tom de tinta permanente para o teu cabelo. É realmente muito simples: Escolhe cores que complementam o teu tom de pele. Vou partilhar com vocês algumas dicas em relação a pintar o cabelo.

Pintares ou manteres-te no castanho: Se tens a pele muito pálida e os cabelos castanhos pondera os tons mais claros. Os tons escuros podem levar-te a parecer mais velha (se for essa a tua intenção, força). Os melhores tons de cabelo para esta tez, são os loiros escuros. Não precisas de pintar o cabelo todo, basta que faças algumas madeixas, mas atenção, bem feitas – em degrade.

Ficarei bem ruiva: Quase todas podem ser ruivas, a questão é encontrar o tom certo de ruivo. Se quiseres muito pintar o cabelo de ruivo não o faças em casa, procura uma cabeleireira que te possa dar alguns conselhos, além disso, há uma enorme variedade de ruivos diferentes e no cabelo nunca ficam exactamente como na caixa.

Pintar ou fazer madeixas eis a questão: Se o teu cabelo tem uma cor muito forte sem grandes diferenças de tons naturais, opta por madeixas. Não vale a pena abrir uma guerra armada com a Natureza, a única coisa que queres fazer é melhora-la. Se o teu tom de cabelo não favorece o teu tom de pele ou é simplesmente “nhac” pondera pintar por completo. Pintar por inteiro também fica mais barato do que fazer madeixas. O mais adequado será pedir uma pintura completa do cabelo seguida de algumas madeixas que te iluminem o rosto, mas isso fica ao teu gosto pessoal. Não te esqueças que devido ao crescimento da raiz, a pintura terá de ser retocada entre quatro e oito semanas. Não te esqueças de pedir um bom produto para conservares a pintura e o teu cabelo em bom estado.

Devo faze-lo eu mesma: Os produtos de tinta permanente têm vindo a desenvolver-se e a tornar-se cada vez mais práticos, porque a mulher ocupada do presente assim o exige. Por essa razão as desculpas para faze-lo sozinha estão a escassear-se. No entanto, há que ter em conta alguns aspectos. Se vais pintar o cabelo de uma determinada cor que já conheces, não há qualquer problema em faze-lo tu mesma. Se não conheces bem, é preferível ires ao cabeleireiro. Quanto às madeixas, tudo vai depender se te queres aventurar ou não, mas o cabeleireiro fará sempre um trabalho mais profissional.

Queres comprar tu uma caixa: Então compra uma de tinta semi-permanente. Assim não corres tanto risco de quereres partir o espelho caso não aprecies a cor, porque esta vai saindo com as lavagens.

Pintar o cabelo em casa: Passa vaselina em torno da linha de pele à volta do couro cabeludo como medida de protecção. Depois, para remover a tinta, basta que uses um creme para limpar a cara. Usa sempre luvas.

E se odiares a cor: Se a culpa é tua, não há nada a fazer, lá terás de esperar que o cabelo cresça ou então, caso tenhas seguido a recomendação da tinta semi-permanente, espera um pouco para que ela saia toda. Se a culpa é do cabeleireiro que te escolheu a cor errada, também não o podes estrangular. Fala com ele porque existem maneiras de suavizar os estragos.
Adoras a cor: Agora que gastaste dinheiro com uma tinta para o cabelo, e a adoras, há que conseguir mantê-la com esse aspecto e proteger o investimento. Usa champô e condicionador próprios para cabelos pintados.

Oh, não! As raízes estão a crescer: Se só tens uma cor, compra uma embalagem do mesmo tom e pinta só as raízes. Se estás farta de ter o cabelo dessa cor, aproveita muda. Se queres o teu cabelo natural de volta, espera até teres o cabelo suficientemente comprido para cortares as pontas pintadas. Se tens madeixas, vai ao cabeleireiro para que ele tas retoque.

 

 

5.       Cabelo Secar ou Não Secar

Secar o cabelo naturalmente: Os cabelos sem volume natural, não ficam com volume e por vezes o cabelo ganha mesmo jeitos esquisitos, mas a realidade é que esta é a forma mais saudável de secar o cabelo.

Usar o secador: Faz mal. A secagem do cabelo faz com que os fios sequem mais depressa e acabem por partir. O que podes fazer é seca-lo até estar 80% seco e depois deixa-lo secar sozinho, ou podes fazer o oposto. Mas se puderes, evita o secador.

 

 

6.       Cabelo Escovado ou Despenteado

Dantes dizia-se que se devia escovar o cabelo 100 vezes antes de adormecer. (WRONG!) Isso deve-se ao facto de antigamente as mulheres raramente tomarem banho, não terem produtos de limpeza e não cuidarem do cabelo de mais forma nenhuma. De alguma maneira, a escova acabava por limpar um bocado o pó e sujidade que assentava no cabelo delas. Hoje em dia as mulheres continuam a usar escovas, mas já usam outros produtos de limpeza complementares. Mesmo assim, escovar o cabelo pode levar a danos e nós e pode acabar mesmo partido.

Porquê que as escovas estragam o cabelo: A maioria das escovas de cabelo causa danos quando usadas para desembaraçar o cabelo. Isso não é culpa das escovas per se. Quer isto dizer que as escovas não estão a ser usadas ​​correctamente. A maneira correcta de usar as escovas não é para desembaraçar, mas para o polir e alisar depois de o desembaraçar.

Como desembaraçar o cabelo delicadamente:  A melhor maneira de desembaraçar o cabelo é usar os dedos ou um pente de dentes largos. Começa devagar pelas pontas do cabelo e vai gradualmente escovando cada vez uma secção maior.

Como usar correctamente uma escova: Só quando o cabelo já estiver desenleado é que pegas na escova. Podes pentear-te normalmente sem correres o risco de estragares o cabelo.

 

 

7.       Cabelo Come e Cala

Se nasceste com cabelo fino, nunca vais ter o cabelo muito forte - não importa o que comes - mas uma dieta bem equilibrada que inclui muitas das promotoras do crescimento de proteína e ferro pode fazer a diferença E cuidado com suplementos alimentares comercializados, para engrossar o cabelo ou para fazê-lo crescer mais rápido. Porque não passam de balelas. No entanto, podes ajudar a manter o teu cabelo saudável ao comer comida saudável. Algumas das coisas que podes comer são:

- Salmão; vegetais verdes; feijões; nozes; frango; ovos; grãos integrais; ostras; cenouras e lacticínios baixos em gordura.

 

 

8.       Cabelo Com Caspa

A caspa é composta por pedaços de pele morta que se desfazer do couro cabeludo, como resultado dos efeitos do metabolismo. Normalmente, a caspa, no seu estado inicial de crescimento, não é visível a olho nu. Torna-se visível somente após a ampliação em pedaços de pele morta (o que normalmente chamamos de "caspa") como resultado da propagação de bactérias e / ou problemas com as condições do couro cabeludo. Existem pessoas que sofrem de caspa prolongada o que é considerado uma doença. Este tipo de doença, é acompanhada por comichão, e pode levar à criação de feridas se se agravar muito devido a infecções bacterianas. Se possível, tenta um champô em base diária para prevenir a propagação de bactérias. Um meio eficaz de lidar com a caspa é desinfectar a área do couro cabeludo com champôs medicinais, disponíveis em farmácias, específicos para a remoção da caspa. No entanto, a lavagem diária pode levar a feridas no couro cabeludo nas pessoas que sofrem de couro cabeludo seco. Lavar o cabelo uma vez a cada três dias é o ideal para essas pessoas. Fala com o teu dermatologista ou farmaceutico.

 

 

9.       Cabelos Oleosos

Existem maneiras de impedires a oleosidade  de aparecer, mas terás de trabalhar para isso.

Não laves todos os dias: O champôs têm tendência a acumular-se nas glândulas se não lavarem mesmo muito bem a cabeça. Certifiquem-se que removem todo o champô.  Os champôs mais recomendados nestas situações são os de PH neutro. Evita usar o condicionador na raiz, aplica-o no meio ou nas extremidades.

Chô, comida oleosa: Tenta evitar o óleo na tua alimentação diária e come mais legumes. Podes visitar o teu médico, mas só depois de verificar e analisar a tua dieta, incluindo a ingestão de alimentos gordurosos. Evita fast food, em especial os do tipo: McDonalds.

Muda de champô: Pergunta ao teu cabeleireiro que ele/ela recomendaria. Evita usar produtos para o brilho. Mantêm-te também afastada de champôs e condicionadores dois-em-um e qualquer soros para frisar que também deixam o cabelo oleoso.

A magia do pó de talco: Para corrigir, no momento, esfrega um pouco de pó de talco nas raízes. Mas certifica-te que depois o lavas bem. Ainda não existe um produto mágico para acabar com a oleosidade, mas este serve.

 

 

10.   Cabelos Macios e Sedosos – Receita

Ingredientes: 3 claras de ovos

Modo de Fazer : Primeiro lava o cabelo com champô e condicionador como de costume, em seguida seca-o com a toalha apenas para retirar o excesso da água.  Agora passa as claras nos cabelos ainda humidos até cobrir totalmente os fios de cabelo. Deixa a hidratação agir por 15 minutos e depois enxágua bem. Quando o cabelo secar vai ficar com muito brilho e extremamente macio! Não te preocupes o cabelo não vai ficar com cheiro a ovo. Podes fazer este tratamento uma vez na semana. Já experimentei e gostei do resultado. Não sei se tem a ver com o tipo de cabelo de cada uma, mas não me parece.

 

Bem, espero ter conseguido deixar este post bem completo e que tenham gostado.

XOXO


tags:

publicado por Sara às 09:00
link do post | comentar | favorito

15 comentários:
De tenagerstarlife a 26 de Julho de 2011 às 11:42
boas dicas , bom post querida participa nos passatempos e na question tag sff bjx querida!!


De Sara a 26 de Julho de 2011 às 12:36
Vou dar uma vista de olhos (;


De mobiliario de cabeleireiro a 28 de Julho de 2011 às 17:38
Concordo plenamente... são excelentes dicas.


De Sara a 28 de Julho de 2011 às 18:31
Obrigada!


Comentar post

blog blog blog


Sara Janssens, prazer.



Se quiserem descobrir mais sobre mim acompanhem o blog [aqui] e o seu canal de youtube [aqui]

segue-me contacto rubricas passatempos
.pesquisar
 
.Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


.arquivos

. Julho 2013

. Fevereiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011