blog

Quer divulgar a sua marca neste blog?
modas.marketing@hotmail.com

Queres fazer pedidos e dar sugestões?
modasedesmodas@hotmail.com
Sábado, 15 de Dezembro de 2012
Rubrica: Christmas Time - Materialismo e Consumismo no Natal

MATERIALISMO E CONSUMISMO NO NATAL


 

Sempre achei o Natal uma época difícil porque me mostra os valores distorcidos que a nossa sociedade tem. Para mim, o Natal é sobre a celebração de mais um ano, um dia que conseguimos reunir a família inteira e, claro, dar-lhes um miminho porque sabe sempre bem. Com o espirito de dar, vem a troca de prendas.

 

Agora, eu acho que dar presentes é importante, no entanto, não acho que tenha de ser particularmente grande ou caro. Às vezes, os presentes que não são tão caros são os que são mais apreciados. Na minha opinião, devemos ter sempre em vista um orçamento específico que devemos tentar não ultrapassar. Algo que adoro quando estou a escolher um presente para alguém, é ter em conta os gostos da pessoa e tentar ficar o mais perto possível da prenda perfeita sem gastar muito dinheiro.

 

Dar presente pode, no entanto, causar algum stress à vida das pessoas. Especialmente nas chamadas famílias modernas. O que é que isto quer dizer? Passo a explicar. Actualmente, as pessoas vivem cada vez durante mais tempo, isto faz com que a família se alongue, ou seja, que existam várias gerações vivas. Depois temos ainda os divórcios e os segundos casamentos. Quando damos por ela, já estamos com uma cidade inteira a quem temos que dar prendas. É giro oferecer coisas pequeninas. Não penso que essas tenham algum mal. Mas quando uma criança, do topo de uma destas famílias recebe prendas de todos, é normal que comece a ficar com uma ideia de “no Natal recebe-se muita coisa” – logo aqui, começamos a criar mais um ser mega-materialista, e nem nos apercebemos. Numa sociedade cada vez mais pobre e cada vez com mais dificuldades, quem é que precisa de tantos presentes?

 

Na minha opinião, nestes casos as pessoas deviam falar umas com as outras para combinar presentes. Já que querem tanto oferecer, mais vale oferecer algo que faça realmente falta. Claro que podem receber uma ou duas coisinhas meramente materiais e sem qualquer uso fundamental para a sua existência – afinal de contas, todos gostamos. Mas o resto podem ser coisas realmente uteis que necessitamos e muitas vezes não temos oportunidade de comprar.

 

A quantidade de dinheiro que sai dos nossos bolsos nesta altura do ano directamente para as mãos dos donos das grandes marcas, de lojas e empresas é algo que me surpreende e me choca. Pode parecer que sou uma pessoa muito materialista, mas não sou assim tanto como possam pensar. Compro coisas que preciso e compro em quantidade, mas a preços reduzidos. Não é uma quantidade estrondosa de bens materiais que vai realmente fazer uma pessoa feliz. Então, vamos reflectir sobre isso e tentar melhorar os nossos hábitos. Um Natal focado no passar um serão em família a comer bem, ter boas conversas, ver filmes e jogar jogos de tabuleiro em conjunto, é bem capaz de ser um Natal melhor que o que temos hoje em dia, especialmente focado nas prendas.


Mas isto sou eu. Não sei se concordam ou não.

 

XOXO

 

 



tags: ,

publicado por Sara às 09:00
link do post | comentar | favorito

3 comentários:
De sweet a 15 de Dezembro de 2012 às 19:20
Adorei este teu texto, tens toda a razão. Cada vez mais nos tornamos numa sociedade completamente consumista e o Natal há muito que é uma época meramente comercial.


De Dee Tsukino a 16 de Dezembro de 2012 às 22:01
Concoro completamente! Aqui em casa aposta-se muito mais em muita comida e jogos do que noutra coisa!! Quanto a presentes são todos combindados :) Mas cada vez mis se tem de cortar nos presentes infelizmente..


De Sofia a 17 de Dezembro de 2012 às 18:26
Não podia estar mais de acordo com tudo o que disseste. Beijinhos


Comentar post

blog blog blog


Sara Janssens, prazer.



Se quiserem descobrir mais sobre mim acompanhem o blog [aqui] e o seu canal de youtube [aqui]

segue-me contacto rubricas passatempos


Schwarzkopf


Pó de Arroz


Faz de Conta Bijus

Nanda Crafts

BHcosmetics

Lumiere Cosmetics

UC Berlin

Liz Earle

Motives Cosmetics

Butterfly Store


Colour Makeup

-10% com o código "modas"


OASAP - The
Latest Street Fashion

Latex Catsuit





Once A Week Chic: Shop this week's look now



AL Cosmetics



WOOK - www.wook.pt

Doce Noite



Tem um blog/loja e quer ter uma parceria connosco?
Eis o logótipo que deve ter na sua página:



.pesquisar
 
.Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


.arquivos

. Julho 2013

. Fevereiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011